top of page

A DEMISSÃO EM MASSA DO ITAÚ E O QUE ISSO TEM A VER COM O SEU HOME OFFICE

  • bchavesjv
  • 12 de set.
  • 1 min de leitura

Hoje vamos falar um pouco sobre o caso de demissão em massa no Itaú e como isso é importante para quem trabalha de home office.


Mais de mil empregados foram demitidos sem prévia advertência, sob o argumento de baixa produtividade. Muitos dos empregados demitidos, contudo, alegam que o monitoramento de produtividade era realizado apenas por meio de cliques.


Demissão em massa de empregados em regime de home office acende alerta sobre trabalho remoto.
Demissão em massa de empregados em regime de home office acende alerta sobre trabalho remoto.

Há alguns pontos importantes que devem ser observados:


1) O monitoramento deve respeitar a privacidade do empregado e a Lei Geral de Proteção de Dados. Deve haver limites claros.


2) Os critérios de objetividade devem ter regras claras. O monitoramento apenas por cliques desconsidera a execução do serviço por outros meios, inclusive por telefone, por exemplo.


3) É muito importante que exista diálogo com o sindicato da categoria quando há um grande volume de demissões (caracterizando como demissão em massa). Diante do impacto sobre elevado número de trabalhadores e trabalhadoras sob o mesmo pretexto, a intervenção do sindicato se faz necessária. Em casos de demissão em massa, quando há ausência de diálogo com o sindicato, pode caracterizar conduta antissindical, a qual é punida pela legislação.


Não é só porque você trabalha de home office que seus direitos não devem ser respeitados. Lembre-se dessas observações toda vez que você sentir que há algo de errado na sua relação de trabalho remoto.


Se você está passando por algo parecido ou conhece alguém nessa situação, procure um advogado.


Dr. João Victor Bomfim Chaves

Advogado Trabalhista

Atuação em todo o Brasil

11966325590

Instagram: @jvbomfimadv

Comentários


bottom of page